sexta-feira, 28 de junho de 2013

Clássico BA-GUA

Primeiro Ba-Gua

O primeiro clássico2 ocorreu em 31 de julho de 1921, onde ainda hoje localiza-se o Estádio Pedra Moura. Em 14 de agosto, no Estádio Estrela D'alva, o Bagé venceu pelo placar de 2 x 1, gols de Argeu e Ruival, descontando Greco para o Guarany, e conquistou a taça "Antônio Magalhães". Gols: Marceló e Chico para o Bagé, Lagarto e Cláudio para o Guarany.

Escalações

Bagé - Duarte, Fortunato e Gavino, Aníbal Machado, Guri e Estanislau, Leonardo, Argeu, Chico, Lucídio e Marceló.
Guarany - Balverdu, Avancini e Afonso, Souza Pinto, Seixas e Kluwe, Ratão, Saraiva, Greco, Lagarto e Cláudio.

Primeiro Ba-Gua Noturno

Ocorreu em 1953, no Estádio Estrela D'alva. O placar foi de 2 x 1 para o Bagé 3 . Gols de Luis Carlos (aos 85 minutos de partida), para o Guarany, e Osvaldo Cross Protti duas vezes (aos 88 e aos acréscimos da partida) para o Bagé. No final deste clássico ocorreu uma briga entre os jogadores da dupla.

Ba-Gua de Bombachas

Em 1988, o desportista Jaul Pacheco, criou no bairro bageense 'Mascarenhas de Morais' uma partida de futebol disputada entre torcedores de Bagé e Guarany residentes ali. A particularidade dos confrontos é que os jogadores participantes destes amistosos, utilizavam como parte do uniforme artigos que fazem parte da indumentária gaúcha, tais como bota com espora e a bombacha. Mais adiante a partida foi, inclusive, realizada como jogo preliminar em alguns jogos oficiais da dupla Ba-Gua 4 . Nestes jogos o juiz arbitrava a partida montado um cavalo, também remetendo às tradições do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário